terça-feira, 10 de março de 2015

Devocional "As estações" - Asaph Borba

As estações
É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz – Daniel 2:21 e 22
Uma das coisas mais importantes que podemos aprender sobre Deus é que ele trabalha por estações. Toda a natureza é regida dessa forma. Se olharmos a existência humana, mesmo que de relance, veremos que é assim também. Infância, adolescência, juventude, fase adulta, maturidade e por fim velhice. Poderíamos, sem dúvida, repartir ainda mais em menores estações cada uma dessas etapas. Mas o que quero realçar é o fato de esse ser o modus operante divino. Todas as fases da vida de cada pessoa estão debaixo desse princípio: tudo tem seu tempo certo. Lembro quando jovem o quão difícil foi esperar a hora de casar.
Meus pastores, bem mais experientes, afirmavam a importância de esperar a hora certa. Creio que esta é a maior dificuldade para todos. Saber o tempo certo de todas as coisas. Não é por acaso que no mesmo texto que fala sobre estações, fala também sobre sabedoria e entendimento. Aqui está portanto, uma das chaves. O Deus que muda as estações, dá entendimento para os homens identificarem as mesmas. Ao olharmos a natureza é fácil ver, quando chega o outono, as folhas caem; com o inverno vem a chuva e o frio; as flores, colorem a primavera e o calor, surge com o verão.
Na vida é a mesma coisa. Cada uma das estações apresenta-se com sua característica. Quando um filho começa aprender a governar suas coisas, ele está mudando de estação. Ensino ao meu jovem em casa que não deve casar-se, sem aprender governar as pequenas coisas da vida.
Além de saber o tempo das mudanças, existe ainda um outro desafio. Aprender a esperar a duração de cada uma delas. A Palavra de Deus ensina que a vontade do Pai é boa, agradável e perfeita – Romanos 12:2. Aqui está a diretriz. Aproveitar bem o tempo de cada estação dentro da vontade de Deus. Estou esperando algo do Senhor para o futuro? Estou na expectativa da chegada da outra estação? Mas, hoje Deus tem algo especial para mim. Esta deve ser minha certeza.
Pode ser que tenhamos entrado em um longo inverno, mas Deus preparou tudo para que este inverno seja enriquecedor dentro do centro de sua vontade. Tem pessoas que não aproveitam a vida em sua plenitude por estas duas razões: não identificam corretamente as estações e mesmo identificando-as, não aproveitam a riqueza de cada uma delas. Que este próximo ano sendo, inverno ou verão, todos estejamos no centro da vontade de Deus.
Com amor Asaph Borba

Fonte: http://www.asaphborba.com.br/2014/12/

Reunião 07/03/2015

Reunião 07/03/2015


Dia 07/03/2015, sábado, às 14h00, na própria igreja, foi apresentado o estatuto do Ministério de Louvor, conforme estipulado pelo líder geral, Neider Junior, pelo pastor do ministério, Wendell Murbach, e pelos líderes dos grupos A e B, Valdecir (Juninho) e Rogério, respectivamente. O estatuto encontra-se disponível na guia "Documentos".



Neider Junior

Escala Março/2015




Músicas 15/03/2015

Grupo B:

Ministro: Wendell.
Vocal: Lidiane, Kauani, Letícia, Denver e Rogério.
Instrumental: Adriana, Rogério, Denver, Alexsandro, Samuel.
Mesário: Valkerson.
Data-show: Juliana.

Domingo de manhã:

* Eu te agradeço Deus (Kleber Lucas)



* A luz do teu rosto (Comunidade Evangélica de Maringá)


* Santo Deus (Diante do trono)




Domingo à noite:


* Tú és Santo



* Quebrantado (Vineyard)



* Acima dos ventos (Comunidade Evangélica de Maringá)



* Meu respirar (Vineyard)




* Tú és fiel (hino)

segunda-feira, 9 de março de 2015

ESTATUTO DO MINISTÉRIO DE LOUVOR DA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMBÉ/PR


     ESTATUTO DO MINISTÉRIO DE LOUVOR DA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMBÉ/PR
Atualizado em 07/03/2015


O presente estatuto tem como objetivo definir diretrizes e viabilizar a participação das pessoas (instrumental, vocal e técnicos de som e equipamentos) envolvidas nas atividades relacionadas ao Ministério de Louvor da Igreja Presbiteriana de Cambé, seguindo as regras aqui estabelecidas para o seu melhor andamento.

1.      Visão
Adorar a Deus, alcançar as pessoas e levá-las a celebração, comunhão, adoração, reflexão e arrependimento através das músicas, ministrações e orações.

2.      Missão
Servir a igreja na área musical e conduzir as pessoas para um louvor digno e verdadeiro.

3.      Objetivo Principal
Conduzir a igreja a uma verdadeira adoração, sempre baseada nos princípios da palavra de Deus, buscando com que a igreja perceba qual o verdadeiro sentido do louvor e crendo que Deus estará em nosso meio e sempre se alegrará com a verdadeira e sincera adoração.

4.      Composição do Ministério                  
Atualmente o Ministério de Louvor é composto por 23 pessoas, sendo 12 instrumentistas, 12 vocalistas,  3 ministros, 1 datashow e 1 técnico de som (mesa). 
O Ministério de Louvor é uma única equipe, que está subdivida em dois grupos, sendo grupo A, composto por 9 integrantes, e grupo B, composto por 11. Porém é importante destacar que esta subdivisão é apenas para fins de organização e facilitação dos ensaios. A subdivisão não impede que um membro de um grupo troque escala com um membro do outro grupo, sempre que se fazer necessário, afinal somos um único corpo, com vários membros.

5.      Os Ministros de Louvor
É de responsabilidade do ministro cuidar das músicas que serão tocadas na igreja, conduzir a igreja no momento do louvor e junto com o pastor definir a organização do culto no que se compete ao ministério (início do culto e em quais momentos será necessária a participação do ministério).

6.      Líderes dos Grupos
Cabe aos líderes dos grupos manterem a organização do ensaio e do culto (início, necessidades de equipamentos), além de cuidarem para o bom relacionamento entre os membros, sempre comunicando à liderança geral quando houver algum conflito.

7.      Liderança Geral
É de responsabilidade da liderança geral cuidar do bom andamento de todo o ministério, solucionando os problemas que os líderes dos grupos não consigam resolver, além de emitir todos os relatórios finais para apresentação nas assembleias.

8.      Equipamentos
É de responsabilidade de todos os membros do ministério zelarem pelos equipamentos que são de uso para ministração do louvor. Cada membro deve guardar aquilo que utilizou como instrumento de adoração a Deus (microfones, cabos, instrumentos, computador, pasta de música, cifras, etc.), além de manterem a organização do templo (copos de água, lista das músicas do dia, etc.).

9.      As Escalas
Deverão ser cumpridas, afinal é para isso que elas existem. Quando um membro não puder tocar, cantar ou ministrar, fica o mesmo responsável por escalar outra pessoa para o seu lugar, lembrando que isso se trata de troca e não substituição.

10.  Músicas Novas
Ficam sob a responsabilidade dos ministros definirem quando e qual será o melhor momento de introduzi-las no repertório do ministério. Além das músicas novas, todo o ministério tem a responsabilidade de estar escutando as músicas definidas pelo ministro para o final de semana no qual irão tocar. As músicas novas deverão ser tocadas sempre em dois finais de semana seguidos para que a igreja possa assimilar e se acostumar com as músicas. Os ministros deverão se reunir para alinharem a introdução das músicas novas.

11.  Os Ensaios
De preferência, não deverão ultrapassar 1h30min, pois quando começamos esticar demais os ensaios, isso começa a estressar o grupo. E o que deveria ser prazeroso, acaba se tornando cansativo. Caso haja necessidade de repassar alguma música, o grupo deverá se organizar, com o objetivo de encontrar um melhor horário para que todos aprimorem. Sugestão: 30 minutos antes do início do culto, sendo que o grupo terá 15 minutos para passar a música.

12.  Culto
Como se inicia às 19h, sempre às 18h50, o líder do grupo deverá reunir a equipe para oração, antes de se iniciarem os trabalhos na igreja. Às 18h55 os instrumentistas deverão tocar alguma música de adoração, com o objetivo de preparar a igreja para o culto a Deus. Às 19 horas, todos os instrumentistas deverão parar e entregar para o responsável pela abertura do Culto. Quando houver necessidade de ensaiar alguma música antes do início do culto, este ensaio deverá terminar sempre às 18h45. Em caso de horário de verão, com o culto iniciando às 19h30, as regras permanecem, considerando os mesmos intervalos de tempo.

13.  Novos integrantes
Deverão ser batizados e com fé professada, membros da igreja e ter pelo menos 6 (seis) meses de frequência, caso o membro venha transferido de outra igreja o mesmo precisará ter 3 meses de frequência na Igreja Presbiteriana de Cambé, antes de começar cantar, tocar, ministrar ou qualquer atividade relacionada ao ministério. O novo membro deverá assistir pelo menos três ensaios antes de começar a tocar, para que o mesmo possa entender a dinâmica e andamento do ministério. Isso vale para toda e qualquer atividade. As pessoas que já foram membros e que moram fora e visitam a igreja, o tocar, cantar, ou não, desta pessoa deverá ser definido pelo líder do grupo, juntamente com o ministro, e caberá ao líder do grupo comunicar ao visitante.

14.  Nossos canais de comunicação
Temos utilizado com maior frequência o Facebook, grupo “Ministério de louvor IPB Cambé” (https://www.facebook.com/groups/124837720971436/?fref=ts). Vamos começar a usar, também, o boletim da igreja para nossos comunicados e criar um grupo do ministério no aplicativo Whatsapp, além de usarmos o Blog para estudos e inserirmos documentos referente ao nosso ministério. Tudo isso com o objetivo de facilitar a nossa comunicação.

15.  Cultos especiais
Tendo a participação de outros grupos musicais, o líder geral do mistério definirá com o pastor a participação, ou não, do ministério de louvor da igreja. O líder comunicará a participação com pelo menos 5 (cinco) dias de antecedência do culto.

16.  Confraternização
Serão realizadas 3 (três) confraternizações gerais, com todo o ministério, durante o ano. Além disso, ficam os instrumentistas e vocalistas livres para fazerem reuniões e confraternizações menores (vocalista com vocalista; instrumentista com instrumentista).

17.  Estudos
A cada 15 (quinze) dias, será realizado um estudo sobre louvor e adoração. Este estudo pode ser através de DVD ou alguém trazendo a palavra. O objetivo é reunir todo o grupo (ou o máximo de pessoas que pudermos) para estarmos aprendendo a palavra de Deus e estreitando o nosso relacionamento.

18.  Período da Liderança
A Liderança do Ministério de Louvor, seja ela geral, ou dos grupos, terão a duração de 2 (dois) anos. Após este período, os membros deverão se reunir e votarem em um novo membro. É permitida a reeleição, desde que os líderes atuais tenham interesse e sejam votados. A reunião para a escolha da liderança do Ministério deverá, sempre, ocorrer no mês de novembro. Os mandatos sempre se iniciarão em janeiro e terminarão em dezembro. Isso facilitará a entrega de relatórios para assembleia geral da igreja.



Ministério de Louvor não é apenas feito pelo líder, mas sim por todos os integrantes. O líder só existe para dar algumas diretrizes. Então precisamos do empenho e do comprometimento de todos, para que consigamos fazer o nosso melhor para Deus, que é merecedor de toda honra e glória.